Em 6 de setembro de 2022, a Rede Voces del Sur apresentou o Relatório Sombra 2021, realizado e coordenado por todas as organizações que o compõem. O Relatório Sombra demonstra as ameaças contra jornalistas e trabalhadores de meios de comunicação em nível nacional e regional, analisa o estado da liberdade de expressão e insta os governos a respeitarem essas liberdades fundamentais, que são chave para qualquer democracia.
Em 2021, foram registradas 4.931 alertas de violações contra a liberdade de expressão, liberdade de imprensa e direito de acesso à informação em 14 países. 60% dos países viram um aumento em alertas de violência contra jornalistas e trabalhadores de meios de comunicação.
Os estados – supostos garantes dessas liberdades fundamentais – continuam sendo o principal agressor em violência contra jornalistas e meios de comunicação em toda a América Latina. Em nível regional, a tendência mais preocupante é o aumento de violência direta contra jornalistas e meios de comunicação, que se manifestou da pior maneira, homicídio: 9 vezes no México e 1 vez na Colômbia, Guatemala e Honduras. Pela primeira vez, o Relatório Sombra 2021 inclui uma perspectiva de gênero e inclusão, que analisa como a violência se manifesta de maneira diferente contra mulheres, pessoas não binárias e a comunidade LGBTIQ + e outros grupos.
Leia o Relatório Sombra completo aqui: