RELATÓRIO SOMBRA ODS 16.10.1 2023

Sep 2, 2024

Voces del Sur (VDS) é uma rede de organizações da sociedade civil latino-americana que trabalha para promover e defender a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e o direito de acesso à informação, bem como para monitorar e informar sobre a situação dessas liberdades fundamentais na região.

Todos os anos, a Rede VDS produz um Relatório Sombra para avaliar o progresso dos governos da região em relação ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16.10.01, com foco na violência contra jornalistas e ativistas. Usando uma metodologia comum, as organizações que integram a Rede VDS comparam dados sobre esses ataques.

O Relatório Sombra 2023, intitulado: “A imprensa latino-americana sob ataque: violência, impunidade e exílio”, documenta as ameaças contra jornalistas e veículos de comunicação em nível nacional e regional, analisa a situação do ODS 16.10.01 e insta os governos a respeitarem essas liberdades fundamentais, que são essenciais para qualquer democracia. O relatório anual de 2023 é o sexto produzido pela Rede VDS e registra mais de meia década de aprendizado e esforço coletivo.

RELATÓRIO COMPLETO AQUI

Principais conclusões de 2023
A consolidação de regimes antidemocráticos e a proliferação do crime organizado na América Latina criaram uma combinação extremamente perigosa para a liberdade de expressão e a prática jornalística na região.

A tendência de manipular as instituições estatais para impedir ou silenciar diretamente o trabalho da imprensa independente continuou.

Os discursos estigmatizantes foram a segunda forma mais comum de ataque à imprensa registrada pela Rede VDS na região.

Também não houve progresso no tema da justiça na América Latina. Os governos da região não conseguiram deter a tendência de impunidade dos crimes contra jornalistas.

Os regimes autoritários da Venezuela, Cuba e Nicarágua mantiveram suas políticas de perseguição e criminalização contra jornalistas e a mídia.

Outros dados
Um jornalista foi assassinado a cada 21 dias na América Latina. Neste ano, a Rede VDS registrou o assassinato de 17 jornalistas em 7 países diferentes da região.

Em 2023, a Rede VDS identificou 9 casos de violência sexual e 128 alertas de gênero em 12 países da região, principalmente relacionados a agressões e ataques em ambientes virtuais.

O assassinato do candidato à presidência e jornalista Fernando Villavicencio no Equador reflete a profundidade com que o crime organizado se enraizou na região e suas terríveis consequências para a prática do jornalismo.

INF-Sombra2023-POR